“As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestADE” (VICTOR HUGO)

As palavras são muito importantes para a comunicação. E sem elas a expressividade do relacionamento humano se enfraquece e perde o valor. Com efeito, a força e a adequação das palavras são de tal maneira úteis que podem mudar o rumo de governos e instituições. Por isso, existem técnicas e formas de utilizá-las mas também uma arte que muito valoriza as palavras e suas expressões: o teatro.

De acordo com muitos historiadores, o início da arte do teatro está ligada a rituais religiosos primitivos. Isso demonstra  a necessidade do ser humano de expressar seus sentimentos religiosos de variadas formas. Na Igreja Católica o teatro foi utilizado como um instrumento de evangelização. Os Jesuítas, por exemplo, obtiveram favoráveis resultados com essa arte nos trabalhos apostólicos realizados no Brasil. Aliás, o gosto pela encenação foi algo muito marcante na formação da nossa nacionalidade, conforme estudos científicos.

Encenando valores verdadeiros
Teatro promovido pelos Arautos JF com mais de 30 atores, no qual tiveram que aprender noções da língua francesa                       (Foto: Arquivo Arautos JF)

Transmitir mensagens com arte

Por isso os Arautos do Evangelho utilizam muito a arte do teatro aqui no Brasil. Com fins catequéticos e culturais muitas vezes o teatro alcança o âmago dos corações, de tal forma que eles se ajustem para melhor aceitar os projetos de Deus. Nos teatros as maravilhas das línguas são apresentadas com as suas próprias elegâncias, os trajes são adornados com as características originais dos povos retratados, e os cenários e músicas visam transmitir os imponderáveis das situações relatadas. Vejam a seguir 20 segundos de um desses teatros, apresentado em julho desse ano, para sentir um pouco como funciona essa atividade.

O público que assiste os teatros dos arautos costuma sair impressionado e aprazido com as encenações e o acerto do enredo, que utiliza as palavras para destacar as verdades da Fé Católica. Mas os arautos sabem que o teatro deve ser utilizado em ocasiões próprias, e que as encenações não podem fazer parte da vida real, pois nessas ocasiões o que deve prevalecer é a sinceridade e a verdade que ajudam a expressar a realidade. Por exemplo, vejam a seguir o que é falar com objetividade, sinceridade e sem encenação.

É uma pena que nem todos conseguem entender que a arte do teatro deveria ser utilizada em circunstâncias específicas e voltadas para incentivar valores morais… E que acabam utilizando o espaço midiático para fazer encenações capciosas que visam enganar com palavras mentirosas e caluniadoras. Quão lastimável também é saber que existem estruturas que preparam enredos para esses ‘atores’ desedificarem causas boas que ajudam no progresso da sociedade.

Ainda bem que todo brasileiro possuidor de bom senso e espírito analítico consegue reconhecer nas diversas formas de teatro e mensagens, aquilo que corresponde a verdadeira realidade.

50 COMENTÁRIOS

  1. Realmente as peças encenadas pelos Arautos prendem nossa atenção, assistimos com alegria e saímos com algum aprendizado ,pois são sempre evangelizadoras.Um incentivo aos jovens que no palco podem demonstrar um pouco do que aprendem ao longo da estadia na casa sede.Meu filho quando participava ficava muito contente,achava fenomenal a língua francesa,mesmo que falasse pouco.Muito bom seria se as pessoas se sentissem tocadas e colocassem em prática projetos tão bons como o futuro e vida,muitos e muitos jovens poderiam ser ajudados.Triste é que usam tempo e dinheiro para investir em campanhas difamatórias,com encenações nada convincentes,tentando destruir algo tão bonito e valioso para a sociedade. Nao vão conseguir,pois usar da arte de forma maliciosa não atrai o público.#amoos arautos.

  2. Realmente as peças encenadas pelos Arautos prendem nossa atenção, assistimos com alegria e saímos com algum aprendizado ,pois são sempre evangelizadoras.Um incentivo aos jovens que no palco podem demonstrar um pouco do que aprendem ao longo da estadia na casa sede.Meu filho quando participava ficava muito contente,achava fenomenal a língua francesa,mesmo que falasse pouco.Muito bom seria se as pessoas se sentissem tocadas e colocassem em prática projetos tão bons como o futuro e vida,muitos e muitos jovens poderiam ser ajudados.Triste é que usam tempo e dinheiro para investir em campanhas difamatórias,com encenações nada convincentes,tentando destruir algo tão bonito e valioso para a sociedade. Nao vão conseguir,pois usar da arte de forma maliciosa não atrai o público.#amoos arautos.

  3. Que alegria poder ver o teatro utilizado para o bem, mostrando a verdade e esclarecendo os fatos. E como é triste ver que alguns programas de televisão utilizam dos teatros para enganar e manipular as pessoas.

  4. Aí está a questão meu caro! Me parece que muito valem as intenções por trás dessas encenações. Ou melhor…. as verdadeiras intenções, pois o teatro vem de longas datas como um meio eficaz de educação e apostolado, mas se a intenção for má podem os teatros e as chamadas lágrimas de “crocodilo” incitarem ao ódio e espalhar, na leveza do vento, calúnias e inverdades. É uma arte e, da nossa parte, requer olhos espertos para saber onde está a sinceridade e onde está a maldade em forma de teatro!🤥🤔

  5. Que arte magnífica, quando usada para o bem!! Os teatros constituem uma forma belíssima de apostolado dos Arautos! Quantas coisas são aprendidas em encenações tão simples e ao mesmo tempo tão profundas!
    É triste quando notamos que essa arte, fonte de aprendizado e diversão, é utilizada pelas grandes mídias para manipular e espalhar calúnias!

  6. Muito oportuno este artigo!!
    As peças de teatro apresentadas pelos Arautos são de uma beleza incrível! Que nos eleva a alma e nos aproxima ainda mais de Deus!
    Mas infelizmente ultimamente estamos sendo platéia de uma peça de teatro tendenciosa,maldosa e caluniosa. E com personagens ou melhor atores que se preocuparam em decorar o texto mas se esquecem que para agradar a platéia é preciso colocar verdade nas cenas. Eu já sei como vai terminar esse teatro e não vejo a hora das cortinas fecharem para eu aplaudir de pé!!!
    #amoosarautos
    #PerdeguiçãoReligiosaNão

  7. Os Arautos usam deste meio com eficácia, pois todos são alcançados pela Verdade. Por esta via o teatro produz os frutos necessários para o bem das almas. O que infelizmente é bem inverso ao que vemos nos tempos atuais em que pessoas de má fé deturpam a arte do teatro para transmitirem mentiras e falsidades.

  8. A docilidade e entrega de crianças e jovens faz com que Deus, o maior artista, faça de cada um, uma belíssima peça de arte!
    O teatro é uma forma de evangelizar e os Arautos, são como uma companhia de pesca, empenhados em salvar almas!
    Lindo e gratificante trabalho na igreja católica e dos Arautos do Evangelho!
    Nada e nenhum João ninguém, vão destruir os Arautos com acusações, torturas; porque Deus, na sua infinita misericórdia está a frente de tudo!
    Só ele sabe de todas as coisas!

  9. A forma como os Arautos usam o teatro para evangelizar, é esplêndida. Me encantei no dia que vi meu neto de apenas 4 anos, assistindo a peça sem piscar os olhos, e quando chegamos em casa, ele simplesmente nos transmitiu tudo que tinha assistido.
    Eu chorei de emoção.
    #AmoOsArautos

  10. Eu já assisti três teatros e me ajudaram muito espiritualmente. E a sensação que ‘assisti’ em alguns programas foi um peso diabólico que mostrou que as pessoas…

  11. Tudo o que eu sempre vi nos arautos traz paz e as bençãos de Maria. Por isso eu só tenho a agradecer e digo que vou estar sempre comos arautos e contra as calúnias horrorosas, que daqui a pouco com certeza algum outro canal deve começar a fazer para ganhar dinheiro. #PerseguiçãoReligiosaNão

  12. Os teatros feito pelos Arautos do Evangelho é acompanhado por uma graça toda especial , que move as almas para a prática das virtudes de uma maneira atraente e suave . É o apostolado do belo , do elevado com categoria e despretensão dos atores, de maneira a prender a atenção dos assistentes e marcar mais na alma as graças recebidas !

  13. Meus caríssimos vivemos num mundo cercado de tecnologia e obscenidade o atrativo e a facilidade demoníaca da INFERNET. E esquecemos dos valores que apreendemos nos brincávamos nas ruas conversávamos com amigos e vizinhos eramis unidos. as peças de teatro retrataram a inocência e a dramaturgia do dia dia . Hoje o teatro retrata o promíscuo a exaltaçao da ideologia homens e mulheres por vezes sem roupas e as pessoas aplaudem isso é ou não é satanás derramando seu veneno e acabando com os valores da família .
    Presencio nos Arautos hoje e sempre o amor e a convivência familiar vejo um peça de teatro me encher os olhos de alegria e esperança. As peças teatrais dos Arautos mostram um exemplo um caminho para a santidade que todos almejamos.

  14. Os teatros dos Arautos do Evangelho são ótimos. São momentos de aprendizado e a pessoa que assiste é moldada para o bem. Saí diferente querendo fazer o certo e viver a verdade.

  15. Os Arautos são verdadeiros pioneiros quando o assunto é evangelizar através da arte, em especial através do teatro. Os frutos provenientes desse apostolado são inúmeros! Viva os Arautos, que usam desta modalidade artística sempre a favor da verdade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui